Translate

Modelo

 Olá Pessoal! Tudo bem? Faz muito tempo que eu não faço post sobre trabalho aqui no blog.
 Hoje vamos falar sobre uma profissão que a maioria das meninas sonham em ser desde pequenas, modelo. Vim contar os segredos que ninguém te conta sobre essa profissão, preste muita atenção!Tem muita coisa pra se falar então acho que vai ficar um pouco extenso esse post.



O que é:



 A manequim e a modelo são profissionais que vendem determinados produtos (roupas, xampus, manequim, jóias, etc.) Muitas vezes é necessário desfilar se movimentar diante de pequenas e grandes plateias e câmera fotográfica. 

Os Tipos de Modelo:
 Existem dois tipos de Modelo: a(o) de passarela e a(o) fotográfica(o), vou explicar direitinho a diferença.
 O(a) modelo de passarela desfila para mostrar os produtos de sua marca. Existem quatro tipos de modelos de passarela: Os Modelos de Alta Costura




são as manequins que apresentam as roupas de muitos costureiros para grandes audiências (plateias). 
 Esse tipo de desfile costuma ser feito duas vezes por ano, por ocasiões dos lançamentos das coleções Primavera\Verão e Outono\Inverno. A preparação para esses desfiles, dura aproximadamente um mês, em função das modelos, provas de roupas, ensaios, definição de estilo, etc.

 Show Room:



São as modelos contratadas pelos confeccionistas para a apresentação de cada coleção. As apresentações são praticamente diárias e as manequins desfilam os modelos das coleções para os compradores (representantes de boutiques e grandes magazines). 

 Modelos para Desfiles de Boutique: 



São as manequins contratadas pelas lojas que realizam desfiles fechados para seus clientes. E são necessários uma profunda identificação da modelo com a roupa que ela estiver apresentando (do jeans até a roupa de festa) e um grande "jogo de cintura", indispensável e função da rapidez com que as roupas e acessórios precisam ser trocados.

 Manequim de prova:



São as modelos que trabalham  nas grandes industrias, enquanto a roupa está sendo confeccionada. Ela veste a roupa para que seja corrigido os defeitos de acabamento e de caimento, além da colocação de detalhes.
 Nos Estados Unidos as manequins de prova tem um vasto campo de trabalho e são muito bem pagas. Lá ou aqui, elas precisão ter medida padrão perfeitas (manequins exatos), mas a beleza do rosto para esses casos, não é fundamental.

 O modelo fotográfico posa na frente das câmeras para fotos com produtos da marca para que trabalham. Ninguém nasce sabendo ser modelo. Como em muitas outras profissões, a prática é que vai garantir o domínio da técnica. Basicamente, porém, o modelo fotográfico precisa ter o físico adequado e uma atitude mental apropriada para o trabalho. É a isso que chamam de talento, pois essa adequação traz, como resultado, uma luz que a câmera capta e transforma em sucesso.




O que uma boa modelo precisa ter.
Modelo de Passarela: O primeiro passo é aprender a andar! Pode parecer estranho, mas é verdade: poucas pessoas sabem como andar. Elas podem até saber se locomover, o que é muito diferente de usar o andar como expressão de arte. A modelo tem que ter sempre movimentos harmoniosos e elegantes.



O Modelo Masculino na Passarela: A formação profissional de um modelo masculino abrange praticamente todos os itens relacionados com os do modelo feminino, obviamente adaptados à personalidade do homem. Treinar o andar, a postura e a gesticulação é importante para ambos, assim, como as noções gerais da etiqueta, tratamento de pele e dos cabelos, os homens também precisam estar por dentro do "vocabulário da moda" e saber como elaborar seu "book" da forma mais correta. O padrão de beleza não é rígido, mas exige um  físico saudável e uma aparência realmente máscula. Isso não significa que é necessário ter a aparência de um halterofilista. Muito pelo contrário, já que o excesso de músculos acaba deformando a roupa, dificultando o caimento e comprometendo a elegância.



A Postura
 Nem é preciso comentar nada sobre isso, a postura é fundamental. Fazer exercícios, treinar e respirar corretamente ajudam. E muito. Antes de mais nada é preciso lembrar que o modelo precisa transmitir auto-confiança e não ter receio de mostrar a sua personalidade nas fotos ou nas passarelas.

Rapidez é Imprescindível
 Principalmente na hora de trocar a roupa durante o desfile. O tempo é sempre curto e o público não pode esperar.

Modelo Fotográfica: Os quatro mandamentos básicos de uma boa modelo. Preste atenção neles:



1- Disciplina_ Isso inclui a pontualidade e a disposição para repetir as fotos quantas vezes forem necessárias.

2- Comunicabilidade_ Ou seja, um bom entendimento com as pessoas e o desejo de colaborar com elas para que o trabalho seja perfeito.

3- Ambição_ É o desejo de ser bem sucedida que faz a modelo querer se aperfeiçoar.

4- Versatilidade_ Para que seja possível adotar um visual esportivo ou sofisticado, sem perder a elegância, versatilidade é fundamental.
 É claro que a boa educação e vários atributos físicos são necessários. Mas é bom lembrar que muitas vezes o charme pode substituir a beleza dos traços e que uma silhueta esguia pode ser ainda mais importante do que um físico com medidas absolutamente perfeitas. Em se tratando de modelo fotográfico, a altura não é fundamental, como no caso das manequins de passarela e até mesmo a baixinhas podem alcançar sucesso nessa carreiras.

O Sorriso: Sua Arma mais Poderosa



 O espelho é o melhor guia da modelo. Diante dele, você pode treinar e descobrir seus melhores ângulos. Crítico e verdadeiro, o espelho não deixa passar nada. É por isso que você deve treinar o seu sorriso diante dele.

O Seu Olhar Diz Tudo!



 Seus olhos falam, riem, prometem... Na profissão de modelo, você é um veículo que vai transmitir uma mensagem. É imprescindível que você use os olhos para convencer, conquistar, vender o produto que está anunciando. É preciso lembrar que você está recebendo um cachê para isso, e não pode ser fotografada como uma boneca sem vida.

Expressões:



 Um rosto é um rosto, apenas um rosto. O que faz com que ele seja único, diferente e super especial é a sua expressão. Nos olhos está o reflexo do seu humor e dos seus pensamentos. A fotografia capta um único instante. Então, você está liberada para cometer todos os erros, e fantasiar a vontade antes e depois do momento do "click". O que conta é apenas o momento da foto. Nada mais.
 A lente é a reprodução do olho humano. Por isso, você deve procurar se relacionar com ela como se ela fosse uma pessoa de verdade e não apenas uma máquina.
Antes de cada sequência de cada foto verifique se seu cabelo e maquiagem estão em ordem e sua pele não está oleosa.
 Siga sempre a instrução do fotógrafo. Não fale enquanto ele estiver fotografando, mas procure se comunicar com ele através do olhar.
 Corpo relaxado, não significa corpo preguiçoso. Mantenha sempre o pescoço e a coluna levantada. Adote a posição sugerida pelo fotógrafo, mas procure posicionar-se da forma mais confortável possível para não perder a naturalidade.
 E um lembrete final: o maior perigo das principiantes é sua tendência em encarar a câmera com medo, o que resulta em um olhar de "peixe morto" que as lentes tornam ainda mais opaco.

No geral o modelo precisa ter disciplina, postura, auto-confiança, elegância, etiqueta, cuidar do corpo e da mente e procurar sempre melhorar mesmo estando no auge.



 Espero que tenham gostado! E se for a carreira dos seus sonhos invista nela! Como toda carreira ela tem os seus gastos no começo, mas que serão todos muito bem retribuídos no futuro.



 Se vocês gostarem eu farei um post sobre a alimentação, manequim e make da modelo. E também sobre quais agencias que eu conheço e são muito boas. Se quiserem é só deixar nos comentários.
 Você pretende entrar para o ramo? Já é? Conhece alguém que é? Tem perguntas? Deixe aqui no comentário. 

Informações: Manual do Modelo Iniciante
Beijos!
Sofia Campos
Compartilhar Google Plus

Autor Unknown

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo digitando o texto no html .

Postagens Relacionadas

2 comentários :

  1. Sou modelo adorei o post amei seu blog também, gostei muito poderia fazer mais post como esse.Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Sandy! Muito obrigada! E vou fazer mais sim, pode esperar! Rs. Bjs!

      Excluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial