Translate

Estilista Zuleika Angel Jones

Olá pessoal! Tudo bem com vocês?
 Hoje nós vamos falar um pouco sobre Zuzu Angel, a estilista que marcou o mundo da moda com a sua personalidade forte.
 Zuleika de Souza Netto, mais conhecida como Zuzu Angel foi uma renomada estilista brasileira, que ficou conhecida na década de 70, enquanto a moda brasileira ainda seguia a tendência europeia. Com matérias publicadas no New York Times e Le Monde ela ganhou reconhecimento internacional.

 A mineira nasceu em 1921. Apesar de ter corrido o mundo, morou em Belo Horizonte onde já demonstrava seu talento fazendo roupas para suas primas, na Bahia, EUA e no Rio de Janeiro, onde ficou até sua morte. A costureira (como gostava de ser reconhecida) abriu uma loja em Ipanema e passou a realizar desfiles, inclusive fora do Brasil.

 Pioneira ao produzir sua marca (Angel), divulgou expondo-as na parte externa das roupas. Suas peças eram lembradas por simplicidade, feminilidade, cores tropicais, mistura de tecidos, utilizando pedras, conchas, seda pura, entre outras coisas.
 Além de ser importante na moda brasileira, Zuzu foi um exemplo de força e coragem. Mesmo sua carreira atingindo o auge do sucesso, sua vida foi um drama, teve seu filho sequestrado, torturado e assassinado, ela nunca encontrou o corpo. Corajosa, denunciou várias vezes o crime e lutou com toda a sua força materna para encontrar o corpo de seu filho, não desistiu até o último dia de sua vida.

 Zuzu realizou vários desfiles-denúncia expondo o caso de seu filho para a mídia, realizado no Brasil e nos estados unidos, contendo figuras de meninos presos, pássaros engaiolados, crucifixos, jipes, tanques, sol atrás das grades e anjos amordaçados. Sofreu ameaças, foi perseguida e intimidada, por medo divulgou uma carta na qual dizia que se aparecesse morta, mesmo que por "acidente", na verdade teria sido assassinada. Em 14 de abril de 1976, morreu ao sofrer um "acidente" na Estrada da Gávea, saída do túnel Dois Irmãos no Rio de Janeiro.

 Zuleika foi a idealizadora do instituto Zuzu Angel de Moda do Rio de Janeiro, uma entidade civil sem fins lucrativos, fundado em Outubro de 1993. Zuzu foi uma grande e corajosa mulher. Apesar de tudo o que passou não desistiu do que lhe fazia sentir-se viva, foi conhecida mundialmente e é lembrada até hoje como uma importante influência na moda brasileira. Se ela estivesse viva, hoje (05-06) estaria completando seus 94 anos de idade.



 Chico Buarque fez a música Angélica em homenagem á estilista.


Um Beijo de Sofia Campos!!
Créditos: UOL e Hora do Povo
(Se alguma das imagens acima for de sua autoria me avise para que eu possa retirá-las ou dar os devidos créditos)
Compartilhar Google Plus

Autor Unknown

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo digitando o texto no html .

Postagens Relacionadas

3 comentários :

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial