Translate

Trote Estudantil

 Oi Galera! Boa Noite, hoje vamos falar sobre o tão conhecido (e indesejado por alguns) trote. Você sabe o porque, onde e quando isso acontece? Para descobrir é só ler a matéria até o final.




O que é?
 O conhecido trote é um conjunto de atividades para marcar o ingresso de estudantes no Ensino Superior ou no Ensino Médio.
 Costuma ocorrer nos primeiros dias de aula (denominada calourada) em escolas, faculdades e universidades pelos estudantes mais antigos (os veteranos), nos recém chegados conhecidos como calouros ou "bixos". O trote também costuma acontecer na escola depois da calourada, principalmente nos calouros que não compareceram a ela. Algumas instituições, querendo acabar com a tradição do trote, promovem uma variação mais saudável desse, o chamado trote solidário, um modo mais útil e menos agressivo de recepção aos novos alunos.
 E é frequente também, mesmo depois da época de calourada, trotes fora da instituição de ensino, principalmente em casas de república (lugar onde dormem juntos os aluno que vieram de outras cidades), nestes locais a escola ou universidade não tem controle e não pode realizar ocorrências ou punições.








Onde foi inventado?
 O trote não é uma exclusividade brasileira e muito menos foi criado no Brasil. Seu histórico pode ser traçado a partir do começo das primeiras universidades, na Idade Média na Europa. Nessas instituições surgiu o habito de separar veteranos de calouros,  não era permitido que os mesmos assistissem as aula nas salas, só em seus vestíbulos. Os calouros tinham sua cabeça raspada e suas roupas muitas das vezes queimadas.
 Já em XIV, nas universidades de Bolonha Paris e, principalmente, Heidelberg, onde os calouros classificados como "feras" pelos veteranos, tinham pelos e cabelos arrancados, e eram obrigados a beber urina e comer excrementos antes de serem declarados "domesticados".
 Em Portugal os trotes violentos podem ser rastreados a partir do século XVIII.






"Eu estava conversando com alguns de meus amigos e perguntando o que eles acham sobre o trote. Uns responderam que acha legal o rito de passagem, outros disseram que é uma brincadeira de mal gosto, já outros não veem a hora de se tornarem veteranos para dar trote nos calouros, enfim, cada um tem a sua opinião. Na faculdade é comum você passar por esse rito, mas se você não é um calouro da FACULDADE não é obrigado(a) a participar disso, como eu disse acima, pra uns pode ser apenas uma brincadeira, enquanto para outros pode ser uma brincadeira de mal gosto. Só não adianta não aceitar a brincadeira agora e depois entrar na bagunça para dar trote. O que não queremos pra gente, não podemos fazer para os outros. Ok!"

Ah! E se você já é um veterano, respeite aqueles que não querem participar da brincadeira. O trote consiste em pintar os calouros com tinta guache, o que passar disso é bullying. E se você calouro, for vitima de bullying, deve correr atrás dos seus direitos. Forçar o(a) calouro(a) a participar, forçar a tirar a roupa, desrespeitar, xingamentos, humilhações ou coações e qualquer outra forma de violência física ou moral é caso de polícia, leve o caso ao seus pais, diretores e responsáveis. Pois isso é crime!
Compartilhar Google Plus

Autor Unknown

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo digitando o texto no html .

Postagens Relacionadas

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial